Preparando a sua suspenssão dianteira em casa.
Neste post vamos lhe passar um passo a passo de como preparar a sua própria suspensão em casa mesmo. É claro que você vai precisar de algumas ferramentas, por isso fique atento ao modelo de sua moto e as ferramentas que ela utiliza (na suspensão).
A dica abaixo é para a suspensão dianteira da CRF, mas se aplica também na XR e Tornado (pelas informações que tenho).
A suspensão dianteira das motos citadas acima vem com um projeto para serem macias, que resultam em final de curso toda hora em trilhas mais pesadas .
A suspensão dianteira das motos citadas acima vem com um projeto para serem macias, que resultam em final de curso toda hora em trilhas mais pesadas .
Lista de Materiais
Em primeiro lugar aqui vai a lista de materiais: - Óleo sintético especial para suspensão - 1 litro ( na CRF vai 380 ml em cada bengala ) - Furadeira - Broca de aço rápido com 8 mm de diâmetro - conjunto de válvulas , emuladores e molas ( é opcional o troca das molas , pois depende do tipo de utilização ) - Seringa descartável com um tubinho de plástico ( aqueles de aquário ). |
1. DesmontagemRetire as rodas , a pinça de freio , e os parafusos de fixação do mangote de freio . Retire as bengalas , mas vai uma dica : afrouxe sem retirar totalmente os parafusos de fixação da mesa superior e afrouxe a tampa da bengala até aparecer o oring e só depois acabe de desmontar as bengalas . IMPORTANTE : NÃO RETIRE AS TAMPAS AINDA . Na parte inferior das bengalas , há um parafuso tipo halem , que precisa ser retirado se não me engano é de 5 ou 6mm . Vai sair nesta ordem: a tampa da bengala, a mola, drene o óleo original e a flauta de controle de passagem do óleo que sai com uma pequena mola que deve ser observada sua posição para ser remontada da mesma forma. |
2. Alargamento dos furos da flautaO trabalho a ser executado agora é o alargamento dos furos da flauta: passá-los para oito mm de diâmetro. São quatro furos (dois em cada flauta). Após isso, é importante lavar as flautas com gasolina ou querosene ou benzina para retirar as limalhas e também possíveis arestas deixadas pela broca. Secar bem as flautas. |
3. Remontar as flautasDeve-se remontar as flautas nas bengalas, não se esquecendo das pequenas molas. Elas entram na parte mais fina das flautas e as mesmas entram com o orifício de fixação do parafuso halem para baixo. Deve-se usar a mola principal para empurrar a flauta para baixo para facilitar a colocação do parafuso inferior. |
4. Inserindo o óleoRetira-se novamente as molas principais e colocam-se os emuladores com o parafuso maior virado para cima. Encha as bengalas com óleo até a tampa com as suspensões totalmente fechadas e sem as molas. Faça repetidamente o movimento de abertura e fechamento das suspensões várias vezes de forma bem suave a fim de retirar todo o ar (bolhas) do óleo. Com a seringa descartável e o tubo de aquário acoplado na seringa, corte o tubinho de maneira que vc obtenha uma medida de 11 cm da base da seringa (onde entraria a agulha) até na ponta do tubo. Com essa importante ferramenta criada por vc, agora vc vai retirar o óleo das duas bengalas de maneira a ficar com medidas rigorosamente iguais. |
5. RemontagemRecoloque as molas e perceba que elas vão ficar um pouco mais pra fora (por causa do tamanho dos emuladores). Para isso , retire os orings ( um em cada tampa ) originais e repasse-os para as novas válvulas . Coloque as válvulas no lugar das tampas originais , e aperte com delicadeza pois não requer muito aperto .
Agora é só remontar tudo ,bengalas no lugar , mangote de freio fixado ,
pinça de freio devidamente apertada e rodas no lugar . Não se esqueçam
de conferir o aperto de todos os parafusos após a montagem final,
inclusive das tampas de molas e do parafuso inferior (em baixo da
bengala).
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6. Etapa final
Esta última etapa é a mais esperada, após um tempo de mãos sujas de óleo e trabalho suado. Só falta testar a suspensão.
Boa trilha ....
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