Preparando a sua suspenssão dianteira em casa.

Neste post vamos lhe passar um passo a passo de como preparar a sua própria suspensão em casa mesmo. É claro que você vai precisar de algumas ferramentas, por isso fique atento ao modelo de sua moto e as ferramentas que ela utiliza (na suspensão).
A dica abaixo é para a suspensão dianteira da CRF, mas se aplica também na XR e Tornado (pelas informações que tenho).

A suspensão dianteira das motos citadas acima vem com um projeto para serem macias, que resultam em final de curso toda hora em trilhas mais pesadas .

Lista de Materiais

Em primeiro lugar aqui vai a lista de materiais:
- Óleo sintético especial para suspensão - 1 litro ( na CRF vai 380 ml em cada bengala )
- Furadeira 
- Broca de aço rápido com 8 mm de diâmetro
- conjunto de válvulas , emuladores e molas ( é opcional o troca das molas , pois depende do tipo de utilização )
- Seringa descartável com um tubinho de plástico ( aqueles de aquário ).Resultado de imagem para emulador e válvula de suspensão

1. Desmontagem


Retire as rodas , a pinça de freio , e os parafusos de fixação do mangote de freio .
Retire as bengalas , mas vai uma dica : afrouxe sem retirar totalmente os parafusos de fixação da mesa superior e afrouxe a tampa da bengala até aparecer o oring e só depois acabe de desmontar as bengalas . IMPORTANTE : NÃO RETIRE AS TAMPAS AINDA .

Na parte inferior das bengalas , há um parafuso tipo halem , que precisa ser retirado se não me engano é de 5 ou 6mm .

Vai sair nesta ordem: a tampa da bengala, a mola, drene o óleo original e a flauta de controle de passagem do óleo que sai com uma pequena mola que deve ser observada sua posição para ser remontada da mesma forma.

2. Alargamento dos furos da flauta


O trabalho a ser executado agora é o alargamento dos furos da flauta: passá-los para oito mm de diâmetro. São quatro furos (dois em cada flauta). Após isso, é importante lavar as flautas com gasolina ou querosene ou benzina para retirar as limalhas e também possíveis arestas deixadas pela broca. Secar bem as flautas.

3. Remontar as flautas


Deve-se remontar as flautas nas bengalas, não se esquecendo das pequenas molas. Elas entram na parte mais fina das flautas e as mesmas entram com o orifício de fixação do parafuso halem para baixo. Deve-se usar a mola principal para empurrar a flauta para baixo para facilitar a colocação do parafuso inferior.

4. Inserindo o óleo


Retira-se novamente as molas principais e colocam-se os emuladores com o parafuso maior virado para cima.

Encha as bengalas com óleo até a tampa com as suspensões totalmente fechadas e sem as molas. Faça repetidamente o movimento de abertura e fechamento das suspensões várias vezes de forma bem suave a fim de retirar todo o ar (bolhas) do óleo.

Com a seringa descartável e o tubo de aquário acoplado na seringa, corte o tubinho de maneira que vc obtenha uma medida de 11 cm da base da seringa (onde entraria a agulha) até na ponta do tubo. Com essa importante ferramenta criada por vc, agora vc vai retirar o óleo das duas bengalas de maneira a ficar com medidas rigorosamente iguais.

5. Remontagem


Recoloque as molas e perceba que elas vão ficar um pouco mais pra fora (por causa do tamanho dos emuladores). Para isso , retire os orings ( um em cada tampa ) originais e repasse-os para as novas válvulas . Coloque as válvulas no lugar das tampas originais , e aperte com delicadeza pois não requer muito aperto .

Agora é só remontar tudo ,bengalas no lugar , mangote de freio fixado , pinça de freio devidamente apertada e rodas no lugar . Não se esqueçam de conferir o aperto de todos os parafusos após a montagem final, inclusive das tampas de molas e do parafuso inferior (em baixo da bengala).

6. Etapa final


Esta última etapa é a mais esperada, após um tempo de mãos sujas de óleo e trabalho suado. Só falta testar a suspensão.


Boa trilha ....



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